quarta-feira, 15 de junho de 2016

Peças Filatélicas Recebidas - Junho - 1

Hoje trago mais imagens de peças filatélicas recebidas, no âmbito do passatempo/concurso que lancei em Fevereiro, comemorativo da milésima publicação desta nossa página de filatelia. São postais comemorativos, inteiros postais, postais máximos, sobrescritos comemorativos, blocos filatélicos e peças filatélicas bem seladas e muito interessantes, enviadas por amigos filatelistas de vários países.

E começo com estes inteiros postais e outras peças enviadas por Janko Stampfl, da Eslovénia, amigo que esteve no mês de Maio no Santuário de Fátima, e que eu na altura fiz referência às peças filatélicas dedicadas à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que está na Eslovénia até Outubro. Este primeiro inteiro postal, com carimbo comemorativo de 11/11/2004, assinala o Ano do Carvalho, declarado pela Sociedade de História Natural da Eslovénia. Do mesmo tema há um outro postal, mas este é feito da madeira desta árvore, como podem verificar pela imagem. Do amigo Janko tenho também um sobrescrito enviado de Fátima, em 11 de Maio, com o selo emitido uns dias antes pelos CTT - Correios de Portugal, sobre os «Santuários Marianos».

A seguir vem uma série de quatro postais máximos do Luxemburgo, da série emitida em 1 de Dezembro de 2015, que mostra carros antigos, peças enviadas pelo amigo Jos Wolff, Presidente da FSPL - Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg, e Presidente Honorário da FIP - Fédération Internationale de Philatélie.

Da França tenho estas peças filatélicas enviadas pelo amigo André Feller, Presidente da Associação «Les Épicuriens de la Philatélie», de quem já mostrei outras peças anteriores. E o primeiro sobrescrito tem carimbo comemorativo e etiqueta/selo do «2º Salon du Club Philatélique de l'Elysée», de Paris, do dia 27/05/2010, com autógrafo da artista desenhadora do selo e do carimbo, Valérie Besser. O segundo sobrescrito tem selo e carimbo de primeiro dia da emissão «150º Anniversaire du Rattachement de Nice à la France», de 11/06/2010, com autógrafos de Stephanie Ghinea, autora do selo, e de Claude Perchat, autora do carimbo. Há ainda este sobrescrito filatélico e numismático (falta ali a moeda de 2 euros), em homenagem a Portugal e aos 500 Anos do Nascimento de Fernão Mendes Pinto, uma edição para celebrar os países que adoptaram a moeda do euro.

Trago ainda as imagens dos blocos filatélicos comemorativos dos «Jogos Olímpicos e Paralímpicos - Rio 2016», peças filatélicas emitidas em 2015, com impressão em relevo e em alfabeto Braille, enviadas pelo amigo João, do blogue Brazilian Philately, que eu aconselho a seguirem.

Por último, deixo aqui uma imagem de um sobrescrito recebido, e bem selado como podem ver, enviado pelo amigo Alexander Alin, da Ucrânia, de quem eu mais tarde vou mostrar outras peças filatélicas muito interessantes que ele me enviou. Por agora fica esta imagem com selos de várias emissões, e com a particularidade de serem obliterados com a marca do dia do envio deste sobrescrito, e o carimbo de primeiro dia de cada emissão, como vocês podem ver se aumentarem a imagem do sobrescrito.














1 comentário:

  1. Amigo Mário, muito obrigado pelas mini folhas. São realmente belíssimas. Ainda não publiquei sua carta, pois meu computador pessoal está com problemas.
    Seu blog como sempre está repleto de boas informações. Formidável!
    Em breve enviarei nova carta com novidades olímpicas.
    Saudações filatélicas.

    ResponderEliminar