domingo, 26 de junho de 2016

Publicações recebidas - Junho - 4

A excelente revista filatélica da Polónia, «Filatelista» nº 6 de 2016 (1124), órgão oficial da União dos Filatelistas da Polónia - Polski Zwiazek Filatelistów, é uma publicação mensal com muita informação da vida associativa deste país, informação das novidades dos Correios da Polónia e de muitos outros países. A capa deste mês é um convite a todos os jovens filatelistas, e crianças que coleccionam selos a aderirem à filatelia organizada.

Sempre com bons artigos e estudos da filatelia temática e da história postal, com boas ilustrações e exemplos que dão uma boa ajuda aos filatelistas. Dos artigos temáticos que tenho feito referência nestas páginas, destaco a rubrica sobre Filatelia Polar, de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, e que neste número é sobre «Aves Antárticas», e o artigo sobre os Prémios Nobel da Literatura, de Jerzy Bielawski, que nesta publicação trata dos laureados dos anos 80. Um outro artigo temático que me chamou atenção, é de Wieslaw Osuchowicz, sobre «Contos na Pintura - em selos postais».

Da Federação Filatélica da Coreia do Sul, chega regularmente o seu órgão oficial, outra excelente publicação da filatelia mundial, a «Philatelic Monthly Woopyo» nº 605, referente a Junho de 2016, e sempre com bonitas capas que mostram as emissões filatélicas de cada mês, postas a circular pelos Correios da Coreia do Sul. Nesta edição podemos ver a emissão «130 Anos das Relações Diplomáticas entre a Coreia e a França», com design de Kim Sojeong, e a emissão sobre os «Activistas pela Independência Nacional», posta a circular no dia 1 de Junho, e com design de Shin Jaeyong.

É uma publicação que apresenta muita informação dos eventos filatélicos que se realizam na Coreia e na Ásia, estudos sobre emissões e sobre vários temas. Dos artigos de fundo apresentados, destaco o que trata das Vinhetas Postais de Boas Festas, e um artigo sobre o Rei Luís XIV e o Palácio de Versailles, na filatelia.


Sem comentários:

Enviar um comentário