segunda-feira, 9 de outubro de 2017

500 Anos do Correio em Portugal

9 de Outubro, Dia Mundial dos Correios, em que se assinala a criação da União Postal Universal, em 1874. As comemorações em Portugal serão realizadas no final desta tarde, em Lisboa, na Fundação Portuguesa das Comunicações - Museu das Comunicações, com a presença dos responsáveis máximos deste sector, e com o lançamento da nova emissão filatélica dos CTT - Correios de Portugal, a segunda série comemorativa dos "500 Anos do Correio em Portugal - Personalidades dos Correios".

Ao mesmo tempo é inaugurada a Exposição "Colecção de Selos D. Luís I - fita direita e fita curva", uma aquisição que o Museu expõe a partir de hoje e até Dezembro. Nesta sessão evocativa do Dia Mundial dos Correios, serão entregues os prémios do concurso "A Melhor Carta 2017", dedicado ao tema "Imagina que és o conselheiro do novo Secretário-Geral da ONU: qual seria a questão mundial que o ajudarias a enfrentar primeiro e que solução recomendarias?". Os  galardoados deste concurso são: a Maria Teixeira, do Porto, no escalão etário dos 9 a 11 anos; e Bruno Grilo, de Gondomar, no escalão dos 12 aos 15 anos.

Quanto à emissão filatélica, que mostro a seguir, é composta por cinco selos com personalidades da vida dos correios portugueses, como: Luís Gomes da Mata, o primeiro Correio-Mor; José Diogo Mascarenhas Neto, o 1º Superintendente-Geral dos Correios e Postas do Reino; Guilherme Augusto de Barros, 2º Director-Geral dos Correios; António Maria da Silva, 1º Administrador-Geral dos Correios e Telégrafos; e Luís de Albuquerque Couto dos Santos, 4º Administrador-Geral dos Correios e Telégrafos. Quanto ao bloco, mostra o retrato de D. Maria II, uma obra exposta no Museu Nacional de Arte Antiga, e a imagem de fundo do bloco representa a carta de D. Fernando a Borja Freire, com indicações sobre as propostas para a primeira série de selos. O trabalho de design é de A. F. Atelier, e a impressão é da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.





Sem comentários:

Enviar um comentário